ABCZ marca presença na 92ª Assembleia Geral da OMSA, em Paris 5b4q5t

Foto de capa: Gabriel Garcia Cid e Jorge Pires com a Diretora-Geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) marca presença na 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França. Após a cerimônia de abertura, realizada neste domingo (25), a programação segue no decorrer da semana, com destaque para a confirmação do Brasil como país livre de febre aftosa, esperada para quinta-feira (29).
A entidade é representada no evento pelo Presidente Gabriel Garcia Cid, o Conselheiro de Assuntos Políticos, Jorge Pires e a Consultora do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim.

Da esquerda para a direita: Izabelle Jardim; Paulo Mustefaga, Presidente Executivo da Abrafrigo; Marcelo Mota, Delegado do Brasil na OMSA; Gabriel Garcia Cid; Jorge Pires; e Francisco Jardim, ex-Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa
Amanhã (27), a comitiva da associação apresentará uma palestra na Assembleia da OMSA sobre a genética bovina brasileira e o seu papel de liderança na produção mundial de carne e leite, ressaltando os mais de 100 anos de trabalho da ABCZ no melhoramento genético das raças zebuínas. A ação contará com a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O status de país livre de febre aftosa sem vacinação é uma conquista muito aguardada pelo setor, sinalizando boas oportunidades para o comércio internacional e a disseminação do progresso genético do Zebu mundo afora.
“Essa novidade certamente dará início a uma nova fase de oportunidades para as nossas exportações de carne bovina e material genético”, antecipa Gabriel.
.jpeg)
Da esquerda para a direita: Paulo Mustefaga; Francisco Jardim; Gabriel Garcia Cid; Emmanuelle Soubeyran; o jornalista Gil Reis; Bruno Cotta, Coordenador-Geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal do Mapa; Jorge Pires e Izabelle Jardim
O braço internacional da ABCZ trabalha diariamente na abertura de novos canais de exportação e no auxílio a produtores interessados nas comercializações. De acordo com Izabelle, o Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), conta com pedidos de abertura de mercado em andamento em 31 países, abrangendo sêmen, embriões in vitro, animais vivos, sementes e equídeos.
São eles: África do Sul, Argélia, Austrália, Bangladesh, Barbados, Botsuana, Butão, Camarões, Canadá, China, Colômbia, Egito, Guatemala, Guiana, Honduras, Irã, Líbano, Malásia, México, Namíbia, Nova Zelandia, Peru, Porto Rico, Tailandia, Tanzânia, Uganda, Venezuela, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.
.jpeg)
O evento conta com a participação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT)
Ainda segundo a consultora, já estão estabelecidos diversos canais de comercialização de sêmen bovino (em 52 países), embriões bovinos (38), animais vivos para reprodução (31), animais vivos para engorda (20) e animais de abate (29).
A Assembleia Geral da OMSA conta com a presença de importantes organizações ligadas ao agro nacional, como a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).