Português
23 DE MAIO DE 2025. POR BRENO CORDEIRO / FOTOS: AYSLLAN FERREIRA

Em Brasília, ABCZ e Mapa fortalecem laços com a África 21695w

Em Brasília, ABCZ e Mapa fortalecem laços com a África
Com participação de 44 países africanos, iniciativa destacou contribuição do melhoramento genético para a consolidação do Brasil como um dos líderes das exportações mundiais de alimentos

Na noite desta quinta-feira (22), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) marcou presença no Diálogo Ministerial, parte da programação do II Diálogo Brasil-África, evento promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF), com o objetivo de estreitar relações com 44 países africanos, fomentando o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável.

A ABCZ foi representada no evento pelo Diretor de Relações Internacionais, Bento Mineiro; o Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón; e a Analista do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim. Autoridades como o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, também estiveram presentes.



Focado nas áreas de segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural, o Diálogo Brasil-África integra o compromisso do agro e do Estado brasileiro na cooperação entre as nações em prol do crescimento do setor no âmbito do desenvolvimento sustentável.

“Somos 25 mil criadores e selecionadores de Zebu. A ABCZ é uma entidade com mais de 100 anos, delegada ao Mapa com muita honra e muita responsabilidade. Nos empenhamos muito, junto ao Estado brasileiro, para avançar o melhoramento genético do Zebu. Esse trabalho foi muito intenso, e os ganhos de produtividade são evidentes”, destacou Bento Mineiro, em seu pronunciamento.

“No âmbito internacional, temos o nosso projeto setorial com a ApexBrasil há mais de 20 anos, o Brazilian Cattle, que não só leva o material genético para países que compartilham o nosso clima, mas também todo o pacote tecnológico – saúde animal, troncos e balanças, sementes, nutrição – tudo que compõe essa receita de sucesso que é a produção de carne e leite”, acrescenta.



O Ministro Fávaro também ressaltou o papel do progresso genético no processo que transformou o Brasil em um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

“É importante lembrar que, há 50 anos, o Brasil era importador de alimentos, como ainda ocorre em muitos países. O primeiro grande o para transformar esse cenário foi o desafio de criar uma empresa pública de pesquisa agropecuária - a Embrapa. Isso possibilitou que, por meio de melhoramento genético, de animais e de sementes, e com práticas produtivas adequadas, o Brasil desenvolvesse uma agropecuária robusta, sustentável e altamente produtiva”, afirmou.

“Nos colocamos à disposição para continuar compartilhar essa experiência com os países amigos e buscando sempre contribuir para a segurança alimentar do planeta”, finalizou Bento.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação. 4w6x8

Para mais informações, e a nossa Politica de Cookies

Aceitar