ABCZ marca presença em reuniões pelo avanço da rastreabilidade do rebanho bovino brasileiro 72811

No dia 13 de maio, Carlos Alberto esteve na 73ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina (CSCBOV), realizada na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo (SP). O encontro reuniu representantes de diversas entidades e órgãos ligados à pecuária nacional, para discutir temas sensíveis e estratégicos para o setor.
Entre os assuntos em pauta, destacam-se a necessidade da implantação do Sistema Brasileiro de Classificação e Tipificação de Carcaças de Bovinos e Bubalinos (Classibov), o aumento de casos de doenças clostridiais após o fim das campanhas regulares de vacinação contra a febre aftosa e o debate sobre o custo-benefício da noventena no trânsito de bovinos.
Carlos Alberto acompanhou as análises técnicas sobre os desafios enfrentados pelos produtores, com destaque para a importância de garantir critérios técnicos e operacionais eficientes que beneficiem toda a cadeia produtiva, desde o pecuarista até o consumidor final.
Já no dia 20 de maio, em Brasília (DF), foi a vez do Comitê Gestor de Rastreabilidade Bovina se reunir para tratar do andamento do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no âmbito do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov).
Carlos Alberto, integrante do Comitê como Gestor indicado pelo Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, reforçou o papel da entidade no apoio ao desenvolvimento de soluções técnicas e estratégicas para a implementação da rastreabilidade no país. Durante a reunião, foram discutidos os próximos os para a execução do projeto, que ainda depende de definições por parte da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e da captação de fundos de investimento, dado o custo elevado do sistema.
“Estamos avançando, e a ABCZ segue à disposição para colaborar com o desenvolvimento técnico e institucional desse importante projeto para a pecuária nacional”, ressaltou Celestino.
A próxima reunião do Comitê está agendada para o início de junho, com fortes expectativas de avanços concretos e novidades para o setor.