Português
21 DE MAIO DE 2025. POR THAÍS FERREIRA

Visita técnica da ABCZ destaca resultados do PMGZ na Esalq/USP 3vk1u

Visita técnica da ABCZ destaca resultados do PMGZ na Esalq/USP
O Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Ricardo Abreu, e o Técnico de Registro da entidade, Cristiano Perroni, realizaram uma visita técnica ao rebanho da raça Nelore da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

Durante a visita, os representantes da ABCZ acompanharam a safra 2024 de bezerros e bezerras desmamados, além de avaliarem os touros de central e os animais que serão ofertados no tradicional leilão da instituição, previsto para agosto.

“A parceria entre a Esalq e a ABCZ, construída ao longo de mais de 50 anos, é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho em ensino, pesquisa e extensão. Com um sistema intensivo de produção, oferecemos aos alunos formação prática em áreas como nutrição, reprodução e melhoramento genético. O apoio da ABCZ tem sido decisivo, inclusive na realização do leilão, que chega à sua 81ª edição com animais avaliados pelo PMGZ”, destaca o professor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, Flávio Portela Santos.



O progresso alcançado pelo rebanho também é comprovado pelo desempenho crescente no Índice ABCZ, registrado ao longo das últimas safras avaliadas no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). “O trabalho conduzido pelo professor Flávio e sua equipe mostra que, com dedicação e foco no melhoramento genético, é possível alcançar resultados expressivos mesmo em áreas menores, adotando um sistema intensivo de produção. Isso torna o rebanho da Esalq uma referência em produtividade”, avalia Ricardo Abreu.

Cristiano Perroni também ressaltou os aspectos que mais chamaram a atenção durante a visita. “É um verdadeiro laboratório, onde conseguimos visualizar a genética se expressando. São utilizadas diversas ferramentas de seleção, como ultrassonografia de carcaça e testicular, genômica e avaliação visual. Com estação de monta bem definida e grupos de contemporâneos sólidos e consistentes, conseguimos identificar com precisão os indivíduos que mais se destacam a cada safra”, conclui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação. 4w6x8

Para mais informações, e a nossa Politica de Cookies

Aceitar